IDIOMAS

BLOG

Problemas da lavoura que podem ser corrigidos com o uso de fertilizantes

7 de janeiro de 2021

Minimizar perdas e produzir cada vez mais, sem precisar ampliar a área de cultivo! De forma resumida essas são as duas principais metas no trabalho do produtor rural, para chegar a esses resultados é preciso conhecimento, é preciso planejar de forma ordenada todas as etapas da produção, e ainda, saber como agir em situações variadas, usando tratamentos e fertilizantes adicionais, para garantir um planejamento assertivo, um bom cumprimento de cronogramas (de acordo com as cultivares de cada temporada) e ainda garantir a segurança da cultura, mesmo com incidentes como fatores naturais, mudanças no tempo e agentes como pragas e doenças.

Para contornar eventualidades e garantir aquele amparo na qualidade das culturas, uma solução muito usada no agro é o uso de fertilização que pode ser feita de forma artificial, e, em alguns casos, até complementar às retiradas de nutrientes da natureza que a planta já realiza. Sobre este tema, hoje resolvemos separar uma lista com algumas das principais dificuldades que o agricultor pode encontrar na lavoura, mas que podem ser corrigidas por meio do uso de fertilizantes (orgânicos ou minerais) e ainda tratamentos como inoculantes. Confira: 

Dificuldade na aplicação de sistema ILP (Integração Lavoura-Pecuária)
Em culturas variadas que buscam ser integradas à rotina da pecuária – seja para os regimes de confinamento ou não -, é sempre indicado considerar cenários de baixa, média e alta fertilidade do solo, com cultivos anteriores, ou não, para que o sucesso da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) seja maior.

No geral, em terrenos com média e boa fertilidade, que já estão no processo de ILP, não há restrição em termos de fertilidade do solo. É necessário tomar cuidado com os nutrientes mais limitantes, procurando aplicá-los na dose certa e equilibrada.

Já em terrenos com baixa e média fertilidade, que em ciclos anteriores foram usados para a cultura da soja (por exemplo) é recomendado tomar cuidado com nutrientes mais limitantes e procurar aplicá-los de forma equilibrada. Opções como o Murus da Fertybio, (cuja fórmula contém nitrogênio e enxofre) colabora com a indução de uma maior resistência nas plantas.

Como possui propriedade de quelatizado, se torna compatível com agrodefensivos sem grandes problemas. Outras opções como o Bioative (fertilizante organomineral), contribui com os níveis de substâncias necessárias para um enraizamento mais rápido, o que favorece a cultura e também a atividade biológica do solo (processo importante para situações de ILP).

Controlar a degradação da terra e problemas de manejo!
Além de cultivares de qualidade e das condições ideais, uma colheita fértil é resultado de uma integração adequada entre plantas, clima, manejo e o solo. Qualquer limitação nutricional do solo, seja ele por causas naturais ou por rotação intensiva de culturas, pode ser corrigida por meio de fertilização adicional. Estudos recentes, por exemplo, apontaram o uso de fertilizantes químicos como um dos favores para diminuição de micorrizas (associação entre fungos e raízes), que são importantes para o equilíbrio da terra. 

O uso contínuo de fertilizantes, inseticidas, herbicidas e outros tratamentos, podem perturbar o equilíbrio da terra. Muitos outros estudos revelam que um manejo conservacionista, com cobertura de solo, mantém a umidade e ciclagem de nutrientes, aumentando a fertilidade do solo. A princípio, é importante ter uma análise da situação atual da terra, na maioria dos casos investir em processos como calagem (para controlar o pH do solo) e usar fertilizantes conforme a demanda da cultura. Fique atento às necessidades especiais conforme o tipo de solo, terrenos arenosos, via de regra, tem uma necessidade de fertilização diferente de outros tipos. 

Alto custo de tratamentos e medidas “corretivas” para a terra e colheita
Pode parecer até contraditório, mas, investir em uma fertilização assertiva para a lavoura é um passo certo para maior rendimento das culturas, mais resultados e consequentemente mais economia na produção.

Fertilizantes produzidos pela Fertybio, oferecem um complemento importante para macronutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), enxofre (S), magnésio (Mg) e cálcio (Ca), e alguns micronutrientes como boro (B), cobre (Cu), manganês (Mn), zinco (Zn), e molibdênio (Mo). São importantes adicionais de produtividade (como as vitaminas para o organismo humano) que garantem que diferentes culturas possam acessar os nutrientes da terra, e assim, tenham mais resistência em períodos de temperaturas rigorosas e até falta de água Quando você investe em fertilizantes, tem uma pequena demanda em tratamentos que, em médio e longo prazo, se reflete em grandes avanços de qualidade para a produção. 

Com plantas mais fortes, você deixa de gastar MUITO com tratamentos posteriores, ações de correção futuras e até contenção de danos que são mais agressivos em culturas com nutrição falha.

Gostou das dicas? Aqui no nosso blog, você também encontra encontra informações especiais sobre como tirar o melhor proveito do uso de fertilizantes. Esperamos que cada informação seja usada da melhor forma para garantir sempre mais rendimento na sua produção em campo!

Em agro, nunca conte com a sorte! Prefira sempre fazer um planejamento assertivo e garantir assim o máximo de resultados! Conte com a Fertybio para esclarecer mais dúvidas!