IDIOMAS

BLOG

AGRICULTURA DE TRIGO – QUAIS SÃO AS EXPECTATIVAS DO MERCADO PARA 2020?

1 de maio de 2020

Boa notícia para os produtores de trigo de todo o Brasil! Chegando perto de concluir a primeira metade de 2020, variações do mercado e dos negócios sinalizam já novas oportunidades, e um cenário favorável para produtores.


Segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), o preço do grão de trigo tem tido uma alta superior ao preço de produtos derivados – embora isso sinalize menos ganhos para a indústria, sinaliza também mais retorno para a venda de grãos, de um modo geral.

Lembrando que, essas mudanças não são iguais em todos as regiões produtoras. Por exemplo, em mercados na região do RS, e nas regiões oeste e norte do PR (tradicionalmente, o estado que mais produz trigo no Brasil) a diferença de preço entre o grão e os produtos derivados vinha se reduzindo, até as semanas finais de abril. No entanto, as compras do mercado internacional seguem firmes mesmo com dificuldades referentes à pandemia do Covid-19, e o alto preço do dólar – que oscilava no valor de R$ 5,40 até o final de abril/2020. 

Segundo informações de órgãos como a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a média diária de importação, até o mês de abril, já estava em mais de 30% acima da registrada em abril de 2019, e ainda, sinalizando potencial de crescimento até o final do ano. 

Em 2020 ainda, houveram variações interessantes para o produtor de trigo. Por exemplo, ainda no mês de abril, houve registro de negócios envolvendo preço recorde do produto, com um valor de R$ 1.000 por tonelada (em estados como PR, RS, SP, MG e SC), mesmo com a crise, novos fluxos de mercado devem se desenhar ao longo do segundo semestre.