IDIOMAS

BLOG

Primavera: tudo o que você precisa saber sobre as culturas indicadas para outubro e novembro

22 de outubro de 2020

Chuvas moderadas em diferentes regiões, temperaturas mais altas do que no trimestre passado e dezenas de novas possibilidades de produção e negócios! 

A segunda quinzena do mês de outubro, considerada como o auge da estação da primavera, pode significar também o surgimento de muitas novas oportunidades de produção, tanto para o pequeno produtor, como também para lavouras maiores e o mercado externo. 

O clima característico da época garante variedades de frutas, como por exemplo: uva, melão, mamão, banana, acerola e muito mais. Já no campo das hortaliças e legumes, a época é favorável a produtos como tomate e o pimentão, cuja oferta tende a crescer no mercado e, por consequência, passar por mudanças significativas de preço neste mesmo período. Pensando nisso, confira um texto com algumas informações importantes sobre as principais cultivares da temporada. Saiba também sobre, algumas dicas para beneficiar a sua produção! 

Uvas
As uvas estão no seu auge produtivo em outubro, enfeitando as gôndolas dos supermercados e as barracas das feiras em várias cidades do país. Ao todo, são pelo menos 18 variedades produzidas hoje no Brasil. Três merecem destaque pela alta produção nesta época: a “Vitória”, a uva “Sweet Globe” e a “Sweet Celebration”. Em temporadas usuais, o Brasil tem duas safras de uva, uma a cada semestre. O auge da safra deste segundo semestre, geralmente segue até dezembro.

Você sabia?
A Fertybio possui alguns fertilizantes excelentes indicados para a cultura das uvas. Fertilizantes foliares como o BioZeb e o Agil são recomendados para beneficiar a produção e promover novos resultados na colheita. 

Pimentão
A primavera é também a temporada também dos pimentões, que entram em destaque no mercado até o final do ano. Esta cultura é produzida no Brasil todo, mas, tradicionalmente, suas maiores safras acontecem em São Paulo e Minas Gerais.

Quanto à produção, para uma melhor qualidade da cultivar, especialistas sugerem monitorar a quantidade de sais presentes no solo e, em geral, nunca manter o número acima de 1,5 dm, evitando a salinidade excessiva. A temperatura ideal para o desenvolvimento de pimentão fica entre 16ºC e 28ºC graus e a umidade do ar entre 60-70 %. Temperaturas acima de 35 graus, podem causar o abortamento das flores ou maturação precoce, o que também é prejudicial para a qualidade.

Tomate
Um dos produtos mais consumidos em estados como São Paulo – e um dos produtos que enfrentou maiores variações de preço em tempos recentes – os tomates são quase uma unanimidade do gosto do brasileiro, marcando presença nas lavouras e mercados de quase todo o país.

A produção do tomate é forte nos estados do Sudeste e Sul. Para 2020, assim como o pimentão, o auge da safra deve ocorrer nestes últimos quatro meses do ano.

Uma dica importante!
A FertyBio tem um portfólio especial de fertilizantes e tratamentos altamente indicados para sua produção de tomates. Acesse nosso site e confira mais detalhes sobre nossa variedade de opções.

Banana
Fruta mais produzida no mercado brasileiro depois das laranjas, estima-se que, todos os anos, a produção anual de bananas fique em torno de 6,5 milhões de toneladas. Atualmente, ela é também a segunda fruta mais exportada para, sendo também a terceira fruta em número de área colhida em todo o Brasil (aproximadamente 520.000 todos os anos).

Em nosso território, a bananeira encontra condições de clima e solo plenamente favoráveis ao seu cultivo, podendo ser produzida de Norte a Sul do país. 

A bananeira tem-se tornado uma opção promissora de cultivo para produtores que desejam diversificar sua produtividade, assim como, para aqueles que desejam ingressar no ramo do agronegócio. Mesmo sendo um produto muito aceito para exportação, a maior parcela da produção nacional de banana é destinada ao mercado interno.

Para a produção de bananas, a FertyBio oferece variadas opções de fertilizantes que visam melhorar a qualidade da produção. Acesse nosso site e confira nosso portfólio de fertilizantes indicados para esta cultura. 

Atenção produtores rurais da Região Sul!
Algumas previsões, sugerem que o Rio Grande do Sul, já nas próximas semanas, pode sentir efeitos do fenômeno La Niña. O qual, geralmente, provoca anomalias de chuvas e também de fluxos de ar, o que, em alguns casos pode causar estiagens gerais em todo o estado. Chuvas de maior intensidade são previstas para novembro, segundo informações do Boletim do Conselho Permanente de Meteorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020. 

A previsão divulgada cita uma probabilidade alta de que essas condições e alterações, geradas pelo La Niña se iniciem ainda este mês e permaneçam até o verão de 2021. O documento alerta para a necessidade de monitorar os recursos hídricos, mesmo em regiões onde, nos últimos meses, houve chuvas acima da média. Fique atento!

Esperamos que este material tenha ajudado você a planejar as próximas operações na lavoura, assim como, se programar para aproveitar boas oportunidades do período. Para dúvidas, sugestões ou esclarecimentos sobre algum produto em especial, entre em contato conosco!

Boas colheitas!