IDIOMAS

BLOG

ALGODÃO: CONFIRA DICAS SOBRE A MELHORIA DA PRODUTIVIDADE E DADOS SOBRE O MERCADO ATUAL

22 de maio de 2020

Cultura já tradicional em diversas regiões do Brasil, o algodão, possui amplo uso em variados tipos de indústria. No Brasil, a região Centro-Oeste é a parte do país com maior produção de pluma e área plantada, com destaque para o estado do Mato Grosso, considerado o maior produtor atualmente do brasil  (dados de 2017/2018). 

Nas plantações de algodão, o ciclo completo do produto pode variar entre 120 até 220 dias de acordo com fatores como crescimento e nutrição. Considerada uma cultura cara – exigindo altos investimentos por hectare – o cultivo do produto requer atenção redobrada desde o período de “pré-plantio”. Técnicas como a rotação de culturas são indicadas para o produto, em vista das vantagens do método em reduzir gastos de combate a doenças e pragas (como percevejos e a lagarta Helicoverpa).

De acordo com pesquisas, a planta do algodão tende a render mais em solos “médios e argilosos” especialmente devido a umidade. Em relação ao uso de adubos e fertilizantes, as aplicações podem ser feitas em diferentes momentos – tanto no estádio vegetativo, como em etapas com formação de botões florais, visando sempre suprir as necessidades da cultura. 

A escolha entre macro e micronutrientes acontece em função da análise da terra. Especialistas recomendam a adubação de cobertura de forma única ou parcelada – em geral, a primeira aplicação pode ser feita entre 30 e 35 dias após a emergência e a segunda entre 20 e 30 dias após a primeira. A FertyBio inclusive disponibiliza diversas opções de fertilizantes recomendados para a cultura.

O Brasil é hoje considerado um dos 5 maiores produtores de algodão no mundo – a produção brasileira da safra 2018/19 atingiu a marca recorde de 2,7 milhões de toneladas (alta de 36% frente à anterior). Só para comparar, um país como a Índia (hoje o grande líder mundial do produto) produziu mais de 5,5 milhões de toneladas em pluma na safra 2016/2017, segundo dados do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Mercado em 2020 –  Segundo diversas pesquisas, o algodão é um produto que deve render bons negócios ainda em 2020. Produtores em todo o Brasil tem se beneficiado (até a metade de maio) com o valor de câmbio e as oportunidades de negócios para o mercado externo. O volume de vendas já mostra um cenário mais rentável que as mesmas vendas do produto dentro do Brasil. 

Os negócios seguem favoráveis, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), no entanto, os negócios em território nacional ainda geram um retorno expressivo para produtores.
Ainda segundo o Cepea, até a segunda semana de maio, o preço do produto oscilou na faixa dos R$ 262 – com um pico de R$ 262,75 no dia 11.

A previsão, é que em breve, uma nova safra do produto chegue de forma intensa ao mercado, após um período de relativa baixa produção desde o mês de março (coincidindo com o início da pandemia do novo coronavírus).

Foto de uma plantação com fundo infinito, com um celular na horizontal apresentando diversos gráficos de crescimento em verde. Ao lado uma caixa com fundo branco escrito em verde: "Conteúdos que você também vai gostar". Abaixo um botação verde com escrito "Leia outras matérias FertyBio" em verde.
Livro aberto em uma página de e-book sobre soja com fundo branco e leve sombra. Ao lado, um quadrado verde com escrito em branco: "Quer ter mais conteúdo rico? Baixe nossos e-books. Cadastre-se para receber as novidades FertyBio