IDIOMAS

BLOG

CORONAVÍRUS: CONFIRA COMO A CRISE SANITÁRIA IMPACTA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

13 de abril de 2020

Desaceleração da produção mundial, dificuldades de escoamento por vias aéreas e fechamento de lojas estão entre os principais desafios para o produtor

O produtor brasileiro já sente os primeiros efeitos da pandemia por COVID-19. O fechamento do varejo nos grandes centros urbanos e a dificuldade de escoamento da produção para outros países por vias aéreas estão entre os principais desafios enfrentados. 

A diminuição da produção industrial no mundo é outro problema. Na China, o primeiro país a sentir os efeitos da crise, o recuo foi de 13,5% no primeiro bimestre de 2020. 

No Brasil, as vendas no varejo caíram 20,5%, enquanto o esperado era uma queda bem menor de 5%. O cenário é apontado por um levantamento da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que traz dados dos impactos do vírus no agronegócio brasileiro entre os dias 23 e 27 de março. 

A atitude negacionista do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também vem sendo apontada por especialistas e outras lideranças mundiais como possivelmente danosa ao Brasil nas relações comerciais no pós crise. Segundo o portal Money Times, o governo brasileiro não deve negligenciar os riscos de retaliações, como da própria China, que foi apontada pelo filho do líder do país, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), como responsável pela disseminação do novo vírus. 

COMMODITIES EM ALTA

Na semana em análise soja, milho e café foram afetados positivamente pela demanda aquecida, estoques baixos e câmbio em alta. Por esses fatores, os grãos sofreram valorização. 

Para a cana-de-açúcar, os preços do etanol se mantiveram estáveis. Mas, a tendência é de baixa, já que a demanda por transportes é menor e o início da safra está se aproximando. 

Para as commodities, um problema adicional, além dos já citados, está no fechamento de lojas e revendedoras de produtos especializados na reposição de equipamentos para as máquinas. Além da cana, a colheita do café se aproxima. Com isso, medidas preventivas já vem sendo adotadas, como redução do transporte do trabalhador por ônibus, ampliação dos horários de funcionamento dos refeitórios e orientações sobre higienização. 

FRUTAS E HORTALIÇAS

No âmbito nacional, o fechamento de restaurantes, bares e feiras livres reduziu fortemente a procura por hortaliças. Isso resultou no descarte de produtos com baixo desempenho de vendas nas Centrais de Abastecimento.

Nas exportações, esses vegetais têm como principais destinos a União Europeia, os E.U.A e os Emirados Árabes. As origens são as mais variadas regiões brasileiras, que enfrentam dificuldade para escoar a produção, que era majoritariamente feita por meio de vias aéreas, nos porões de voos comerciais, praticamente indisponíveis no momento.  

Depois de uma semana de baixa, o tomate voltou a sofrer queda no valor de comercialização. Nos principais centros, a média de preço caiu 37% em relação à semana anterior, ainda de acordo com a CNA. 

RAÇÃO ANIMAL 

19% mais cara do que a média em fevereiro, a ração base (30% soja, 70% milho) preocupa os principais pecuaristas. A comercialização mais cara se deve às fortes altas nos preços do milho e da soja no mercado interno, influenciados pela demanda internacional aquecida e valorização do dólar. 

AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES POR PORTOS

Se as exportações por voos diminuíram, as por portos aumentaram. Em Ponta Grossa, aqui no Paraná, elas registraram um crescimento de 12% em toneladas enviadas para o exterior. O cenário é apontado pela assessoria de imprensa dos Portos do Paraná. A variação é em relação ao primeiro trimestre de 2019. 

NOTÍCIA BOA

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) aponta que o envio de soja para o exterior deve bater recorde histórico em março, caso os volumes de embarques previstos para o final do mês se confirmem. 

No acumulado até o dia 28, as exportações somaram 11,5 milhões de toneladas, segundo dados da Anec. A Associação ressaltou que apesar da crise sanitária, as operações por meio dos portos estão funcionando, apesar das preocupações logísticas e de higienização.

Gostou do conteúdo? Confira mais em nosso Instagram ou Facebook. Quer tornar as suas safras ainda mais rentáveis? Confira aqui nossos produtos.

Ao lado uma caixa com fundo branco escrito em verde: "Conteúdos que você também vai gostar". Abaixo um botação verde com escrito "Leia outras matérias FertyBio" em verde.
Livro aberto em uma página de e-book sobre soja com fundo branco e leve sombra. Ao lado, um quadrado verde com escrito em branco: "Quer ter mais conteúdo rico? Baixe nossos e-books. Cadastre-se para receber as novidades FertyBio