QUELATIZAÇÃO NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES
A quelatização é a união de um cátion com uma molécula orgânica de carga negativa, assim o nutriente passa a não ter carga com essa proteção. Esse é um processo muito utilizado na adubação e além da finalidade de neutralizar as cargas dos nutrientes, protegendo-os, estabiliza as formulações na calda e facilita a entrada do nutriente na planta. Desta forma, entende-se que quando anulamos o nutriente com o quelato ele é absorvido e aproveitado nutricionalmente pelas plantas de forma mais rápida e eficiente.
O tecido vegetal possui o espaço intracelular e o espaço intercelular, mais conhecido como ELA (espaço livre aparente). O nutriente aplicado pode atingir o espaço intracelular ocupando o interior da célula, ou permanecer no ELA e/ou nas paredes celulares da planta. Para conseguir realizar suas funções da finalidade da aplicação, o nutriente precisa estar dentro da célula vegetal.
Os quelatos auxiliam nessa absorção para os nutrientes catiônicos. Pensando na folha, toda sua estrutura é de carga negativa. Quando nutrientes não quelatizados são aplicados, eles podem ficar retidos nessas estruturas e não serem absorvidos. Já quando utilizamos um produto quelatizado, agora sem carga, ele é protegido com tendência a encontrar o espaço intracelular e ser absorvido de forma ativa.
Portanto, cabe a situação, a importância de analisar todos os fatores na obtenção de um fertilizante. Quando analisamos as garantias de um produto, algumas vezes nos deparamos com concentrações altíssimas de determinado nutriente em um produto em relação ao de outro fabricante. Além da densidade que é um fator importante a ser analisado, se este produto não for quelatizado, esta não será a opção mais favorável para escolha. A concentração de nutrientes (+) não quelatizados precisa ser significativamente superior em relação a um nutriente quelatizado para ser absorvido. Antes de considerar a concentração mais alta, analise o todo. O produto quelatizado será a melhor escolha, mesmo apresentando uma menor concentração.
O quelato utilizado também é muito importante para ser levado em consideração. As plantas precisam que o quelato seja facilmente absorvido E TRANSLOCADO por ela. Os quelatos possuem taxas de absorção e taxas de translocação, sendo que cada nutriente possui afinidade com quelatos específicos que atendem as funções.
A FERTYBIO se preocupa com seus rendimentos e desde a fabricação de nossas soluções, o melhor tipo de quelatização é uma das prioridades!
Gostou das dicas? Aqui no nosso blog, você encontra muitas outras!. Esperamos que cada informação seja usada da melhor forma para garantir sempre mais rendimento na sua produção em campo!
Em agro, nunca conte com a sorte! Prefira sempre fazer um planejamento assertivo e garantir assim o máximo de resultados!
Conte com a Fertybio para esclarecer mais dúvidas!