IDIOMAS

BLOG

Identificação e controle de nematoide na cultura de soja

13 de dezembro de 2019

 As práticas inadequadas de rotação de culturas, ou falta destas práticas, leva ao aumento das incidências de nematoides. É um dos maiores inimigos da produtividade, pois muitas vezes, os sintomas apresentados pelas plantas serem semelhantes à deficiências nutricionais e outras doenças. Sua ação silenciosa culmina em menor rendimento da lavoura.  
Existem 3 tipos de nematoides cuja incidência na soja são maiores:  o Nematoide das Lesões Radiculares (Pratylenchus brachyurus),  Nematoide de Galha (Meloydogine incognita e Meloydogine javanica), e o Nematoide de Cisto da Soja (Heterodera glycines).

Segundo a Embrapa, quando os nematoides de galhas atacam a lavoura de soja, geralmente, estas apresentam manchas em reboleiras, onde as plantas ficam pequenas e amarelas. Suas folhas apresentam, às vezes, necroses entre as nervuras ou manchas cloróticas, caracterizando a folha “carijó”. 
Pode-se, ainda, não ter a redução do tamanho da planta, porém, por ocasião do florescimento, nota-se intenso abortamento de vagens e amadurecimento prematuro das plantas. Os danos podem ser ainda maiores em anos que acontecem “veranicos” na fase de enchimento dos grãos. 

Leia também: A IMPORTÂNCIA DOS BIOESTIMULADORES PARA A SUA LAVOURA

Controle de Nematoides 
Dados da Sociedade Brasileira de Nematologia apontam uma perda média entre 5 e 35%, dependendo do tipo de cultivo, número que tende a ser muito maior dependendo da severidade do ataque. Portanto, o controle adequado dos nematoides é essencial para ter uma colheita sem prejuízos. 
Entre os principais cuidados que se deve ter no controle estão o uso de cultivares tolerantes ou com baixo Fator de Reprodução (FR); rotação de culturas, medidas fitossanitárias e o controle biológico. 
O controle biológico se dá através de organismos que são considerados inimigos naturais dos nematoides. Para ser considerado um bom agente de controle, o produto necessita não ser patogênico às plantas e seres humanos, que permaneça infectivo após um longo tempo de armazenamento, que permaneça infectivo após um longo tempo de armazenamento e a eficiência do controle de nematoides. Além das vantagens de controle dos nematoides, alguns desses agentes biológicos oferecem a melhoria do equilíbrio do pH e a manutenção de bons níveis de potássio no solo.⠀
A FertyBio traz a dupla ideal para o controle da lavoura: Rivatti e Protive, que compõem a nova linha de bioestimulantes. O Rivatti tem na sua composição promotores de crescimento, e uma combinação única de ácidos húmicos, fúlvicos e macronutrientes. Atua como preventivo contra fungos do solo, sendo Ideal para o reestabelecimento do equilíbrio microbiológico do solo. que quando aplicado na planta promove o equilíbrio hormonal adequado para a máxima expressão do potencial genético das plantas.
O Protive é composto por ingredientes selecionados que atuam na decomposição e mineração do solo, melhorando a qualidade da produção e auxiliando no rendimento da cultura, bem como, estimulando os mecanismos de autodefesa da planta.

Quer saber mais sobre nossos produtos? Conecte-se conosco nas redes sociais!

  
Celular com gráfico apontando para uma lavoura no infinito.  Ao lado uma caixa branca escrito em verde "Conteúdos que você também vai gostar", embaixo um botão verde escrito "Leia outras matérias FertyBio"