IDIOMAS

BLOG

MITOS E VERDADES SOBRE A PRODUÇÃO DE CAFÉ

5 de junho de 2020

A poda é indicada para favorecer o crescimento de qualquer tipo de produção cafeeira: Mito! Nem todas as plantas de café reagem bem aos cortes. Procedimentos como podar plantas da lavoura ainda geram dúvidas mesmo em agricultores experientes. Antes de tudo, deve-se analisar aspectos como boa genética, bom estande de plantas, bom espaçamento entre os pés de café, e também condições fitossanitárias estáveis. Logo, antes do corte é imprescindível que a planta já possua estabilidade, para que assim ela apresente uma boa recuperação da estrutura vegetativa.

Em 2020, o café foi uma das culturas que mais sofreu baixas causadas pela crise do covid-19: Mito! Apesar da baixa geral de exportações, e da mudança de fluxos do mercado devido à efeitos provocados pela pandemia, até o mês de maio o café era uma das culturas que havia sofrido menos prejuízos (de modo geral) de acordo com informações da Cepea/USP. Até a última semana de maio, pesquisas apontavam que a colheita do produto acelerou. 

Segundo divulgado, a colheita manual (feita no Sul de Minas, Zona da Mata e interior de SP) ocorreu de forma mais lenta, no entanto não teve baixas significativas em relação ao volume de negócios.Especificamente quanto ao café verde (arábica e robusta), até abril, o volume havia somado o total de 2,99 milhões de sacas, alta de 1,5% em um ano. Neste ano ainda, houve registro de produtores que bateram recorde de produtividade da cultivar.

Uma nutrição eficaz do café deve investir (principalmente) em Fósforo, Boro e minerais: Verdade! Na Cafeicultura há diversas formas de aumentar o fornecimento de fósforo e minerais para a adubação do café. Existem variedades como fosfatos naturais, os fosfatos naturais reativos e os fertilizantes fosfatados. Cada um deles tem propriedades especiais.

Outra fonte bastante utilizada são os fosfatos reativos, cuja formulação promove a liberação lenta do fósforo. É uma opção válida, que deve ser avaliada quando o orçamento (e custo) for justificado. Com relação aos micronutrientes, destaca-se a eficiência do boro via solo, o que justifica o seu uso no plantio, preferencialmente pelas formulações comerciais fosfatadas contendo boro. A Fertybio possui hoje diversos tipos de fertilizantes organominerais, e também produtos de aplicação foliar, indicados para a produção de café.
MG concentra ainda hoje o maior pólo produtivo de café do país: Verdade! Todas as produções do estado, atualmente, são responsáveis por mais de 50% da safra nacional De acordo com dados da Emater/MG, o estado possui uma área cultivada de mais de 1,2 milhão de hectares. Áreas como o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Nordeste de Minas Gerais somam ainda uma área cafeeira de 211,9 mil hectares.

Foto de uma plantação com fundo infinito, com um celular na horizontal apresentando diversos gráficos de crescimento em verde. Ao lado uma caixa com fundo branco escrito em verde: "Conteúdos que você também vai gostar". Abaixo um botação verde com escrito "Leia outras matérias FertyBio" em verde.

Livro aberto em uma página de e-book sobre soja com fundo branco e leve sombra. Ao lado, um quadrado verde com escrito em branco: "Quer ter mais conteúdo rico? Baixe nossos e-books. Cadastre-se para receber as novidades FertyBio