IDIOMAS

BLOG

Não deixe a estiagem ser a vilã da sua lavoura

20 de dezembro de 2019

A água é um elemento essencial para a vida, por isso, ela é um elemento chave na produção de qualquer cultura. A falta deste recurso acarreta em diversos problemas para o agricultor e na perda da produção.

No Brasil a estiagem é um problema em muitas regiões. O desenvolvimento de novas tecnologias ajudou a lidar com estes cenários, entretanto, ainda não foi encontrada uma solução definitiva que pudesse ser aplicada para diversos setores.  

A seca é causada por diversos motivos, seja as condições naturais do local ou as baixas precipitações pluviais. No Brasil, a região Nordeste é conhecida por sofrer grandes estiagens, que além de receber poucas chuvas ao longo do ano, sofrem o impacto que das massas de ar frias e úmidas vindas do Sul, que impedem a formação de chuvas no Sertão. 

Porém, nos últimos anos a estiagem tem chegado a lugares que não sofriam com a mesma. Isso acontece por diversos fatores como o desmatamento, o armazenamento de água insuficientes e uma má gestão das reservas hídricas. 

Como a estiagem não consegue ser prevista em um período superior a 90 dias, é necessário utilizar de outros métodos de previsão como o estatísticos  (estudo da interação oceano-atmosfera) e dinâmicos (se baseiam em modelos de circulação atmosférica global). A falta deste recurso ocasiona diversos problemas.

O menor rendimento das lavouras com a estiagem está relacionado ao desenvolvimento das plantas que, na falta deste recurso, tende a produzir muito menos. Com uma cultura que produziu menos que esperado, isso leva a uma redução das reservas deste alimento no mercado, acarretando em preços menos acessíveis para o consumidor final. 

Além disso, afetam a irrigação, que é essencial para manter o solo em condições adequadas ao desenvolvimento da planta.  É necessário que o produtor tenha um sistema de captação e armazenamento da água preparados para garantir que o solo receba o teor de umidade adequado.

O armazenamento da água de chuvas precisa ser feito de maneira adequada por meio de cisternas (enxurrada ou calçadão), barragens subterrâneas, poços e etc. 

Existem outras formas de melhorar o manejo de forma estratégica para que seja minimizado as perdas. O plantio direto, rotacionado e a escolha de culturas mais resistentes são ótimas formas de planejar melhor a sua safra mesmo com os efeitos da estiagem. 

O desenvolvimento de tecnologias como as utilizadas na agricultura de precisão, ajudam ao produtor a ter a maior gama de informações e utilizar-se dela para manter o solo com seu equilíbrio nutricional. 

Por isso, o programa nutricional adequado que inclua produtos bioestimuladores, que ajudam as plantas a resistirem aos estresses diversos, principalmente aos hídricos. 

Celular com gráfico apontando para uma lavoura no infinito.  Ao lado uma caixa branca escrito em verde "Conteúdos que você também vai gostar", embaixo um botão verde escrito "Leia outras matérias FertyBio"