IDIOMAS

BLOG

Plantio de soja: dicas importantes para garantir eficácia na época de abertura

23 de setembro de 2021

Atenção, produtores rurais! Agora, ainda na temporada de setembro/outubro, muitos agricultores já se organizam para iniciar a temporada de abertura de plantio da soja.

Mais do que um bom planejamento, é preciso estar por dentro de análises técnicas importantes que podem determinar tudo o que pode ser feito para garantir os melhores resultados, antes mesmo de iniciar a escolha das cultivares e o plantio para a próxima safra. Será que você está atento a isso?

Em um momento no qual o mercado sinaliza boas oportunidades de negócio para a cultivar, com base nos dados recentes de exportação, produtores seguem com boas expectativas para os próximos meses – sobretudo, devido à temporada coincidir com uma progressiva melhoria em questões relacionadas à ampliação da vacinação do coronavírus em todo o Brasil. 

Recentemente , ocorreu a liberação para a semeadura de soja em regiões como o Mato Grosso do Sul. Segundo Portaria, divulgada pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo divulgado, a permissão para o plantio segue normalmente, encerrando a janela no dia 31 de dezembro. O que já pode ser feito para organizar o cronograma?

Condições do solo na propriedade
Antes de tudo, uma análise detalhada da terra pode ajudar a constatar qual a atual situação da flora de microorganismos no local, assim como as eventuais demandas nutricionais – ou falta deles, no solo.  A partir desta leitura, é possível fazer cálculos para avaliar a necessidade de processos como calagem e/ou gessagem na terra, assim como eventuais correções químicas que precisam ocorrer.

A interpretação da análise de solo para os outros macronutrientes como Fósforo (P) e Potássio (K) e os micronutrientes depende da região. Lembrando que em cada região há uma tabela para determinar a adubação que a soja requer. Isso te ajuda na interpretação da análise de solo e a definir a quantidade necessária de cada nutriente.

Pré-plantio e sementes
Durante a temporada de pré-plantio, alguns produtos da Fertybio são indicados para garantir um bom “arranque” e ganho na rentabilidade, por meio do fornecimento de nutrientes essenciais. Um bom exemplo é o Super Boro 10 – fertilizante foliar feito na base de octaborato, que possui melhor absorção foliar, além de menor lixiviação no solo. O fertilizante é indicado para soja e várias outras culturas.

Para aplicação diretamente nas sementes, antes do início do período vegetativo, outras soluções como BioEnergy Seed, Bioprotex e o Bioprotex AZP são indicados. No caso do Bioprotex AZP, um inoculante líquido de ação direta proporciona melhor absorção de água e nutrientes do solo, além de beneficiar a estirpe produtora de hormônios vegetais que estimulam o desenvolvimento das raízes. 

Ainda falando de sementes, uma outra possibilidade ainda é usar a linha Super Seed, que possui aminoácidos essenciais para o cultivo das plantas e para o processo de FBN. O CoMo Soy contém cobalto (Co) e molibdênio (Mo), contribuindo para o desenvolvimento radicular e a nodulação, oferecendo maior desenvolvimento vegetativo. 

Esteja sempre preparado!
A Fertybio conta hoje com um portfólio especial para uso na cultura, e que pode ser usado para tratamentos nos estágios seguintes (vegetativos e reprodutivos) da cultura.

Outras soluções indicadas ainda incluem produtos como o Bio Energy, composto por macro e micronutrientes de forma balanceada, atuando na fisiologia da planta e estimulando a biossíntese de hormônios de defesa. Sua ação torna a planta  mais tolerante ao estresse abiótico e, principalmente, ao estresse hídrico. O produto também inibe a síntese de etileno, induzindo à formação de fitoalexinas e enzimas que desintoxicam as plantas em situações extremas.

Sua fórmula aumenta a taxa fotossintética líquida, por meio do aumento de clorofila e redução de gastos com ATP, proporcionando, assim, plantas/plântulas mais vigorosas, melhor e maior crescimento do sistema radicular, maior número de caules ou perfilhos, maior quantidade de flores e vagens, tornando a planta mais saudável e menos exposta ao efeito de pragas e doenças. BioEnergy proporciona uma planta mais tolerante à diversidades e maior capacidade produtiva. 

Para saber mais, confira este post aqui no nosso blog, no qual mais informações sobre cuidados que podem ser feitos antecipadamente no solo.

Será que agora você está mais preparado para a abertura de plantio? Esperamos que algumas informações deste post tenham sido úteis para você, e lembre-se, sempre é possível agir de forma antecipada para garantir os melhores resultados no campo.

Boas safras e até a próxima! 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Copy-of-Blogpost-FertyBio-11.png