IDIOMAS

BLOG

Plantio de tomate – fertilização e outras dicas que vão favorecer o seu cultivo

18 de agosto de 2022

Cultura ainda em temporada de plantio em várias regiões do Brasil – especialmente em áreas frias como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outras – o tomate é um produto de importância estratégica tanto para o consumo, como para o mercado em toda a América Latina. Em pleno mês de agosto, em um momento no qual o mercado já começa a desenhar marcos importantes para o campo e para a produção da cultura, aproveitamos para explicar a seguir algumas dicas sobre formas mais indicadas de manejo nutricional, além de algumas dicas para produtores. Confira:

Mercado
De acordo com informações do Portal Agrolink, o VBP este ano é de R$ 1,220 trilhão, 0,3% acima do obtido em 2021, que foi de R$ 1,217 trilhão. O dado tem como base as projeções de safras divulgadas pela Conab e pelo IBGE em agosto, e que apontam para conclusão da colheita das principais lavouras.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Mapa, entre as lavouras com melhor desempenho estão: algodão, com aumento real do VBP de 39,2%; banana, 12,5%; o tomate, 16,6% e outras. As culturas foram impulsionadas pela alta de preços. 

Manejo de nutrientes
Além do nitrogênio, um dos produtos mais demandados para a cultura de tomate – tanto nos formatos produzidos em tutoramento por cabos e arames, como também no padrão feito em estaca – há alguns outros elementos fundamentais para otimizar o desenvolvimento da cultura.

Para a fase do estabelecimento e crescimento vegetativo das plantas, por exemplo, são indicadas ações de manejo com a suplementação de fósforo, cálcio, boro e também zinco e molibdênio. Algumas das fórmulas indicadas para fertilização nesta etapa incluem produtos como o Super Zinco, cuja composição pode ser usada como fonte de nutrientes importantes, atuando diretamente nas deficiências nutricionais, além de favorecer a atividade fisiológica da lavoura.

Herba Cal, que pode ser usado tanto em aplicações foliares como em outras etapas, oferece além do cálcio, fósforo de forma equilibrada, em uma combinação que gera um melhor desenvolvimento de folhas e frutos.

Além destes produtos, a Fertybio possui diversas soluções indicadas para a cultura do tomate, entre elas o Bio Energy H.F. O produto contém macro e micronutrientes de forma balanceada, atuando na fisiologia da planta e estimulando a biossíntese de hormônios de defesa.

Água
O tomate, por exemplo, exige fornecimento constante de água durante sua fase de crescimento. Segundo especialistas, plantas recém transplantadas de local, por exemplo, necessitam de umidade para que as raízes das mudas se desenvolvam. A dica, neste caso, é provocar um pequeno estresse hídrico para proporcionar melhor o enraizamento (uma forma de manejo muito difícil de ser executada em períodos de chuvas).

O agricultor ainda pode monitorar o manejo por meio do uso de tanque “Classe A” e coeficiente da cultura (KC), tensiômetro e estações meteorológicas automatizadas. No entanto, o excesso de água pode ocasionar muitos danos no cultivo, como o mau enraizamento das plantas. Na dúvida, avalie o caso junto a um agrônomo especializado.

Gostou das informações? Na dúvida, verifique as demandas nutricionais da sua cultura, antes de realizar ações mais específicas de manejo e tratamentos para, assim, garantir resultados mais eficientes. Entre em contato com a Fertybio para mais dúvidas sobre como podemos favorecer a sua cultura.