IDIOMAS

BLOG

Pós-colheita: conheça algumas ações fundamentais que podem ser feitas no campo nesta etapa

24 de fevereiro de 2022

Em agro, quando falamos que uma boa produtividade é resultado de uma série de ações de manejo e planejamento, não é por acaso, além de um trabalho árduo em etapas como no manejo de sementes, ações pré-plantio e processos constante durante o desenvolvimento, muitas vezes, alguns produtores podem esquecer da importância fundamental de ações realizadas no pós-colheita.

Ações que devem ser feitas depois de tudo ter sido concluído e a colheita ter sido feita, mas quais são as principais ações de manejo e ações nessa etapa?

Em culturas como o café e soja, a pós-colheita se destaca como uma das fases mais importantes, incluindo nessa etapa fases como processamento, secagem, beneficiamento, e armazenamento dos grãos, além de ações que devem ser feitas na terra de modo a favorecer as próximas produções. Veja a seguir.

Principais fatores
Após retirar grãos da lavoura, há ainda muito trabalho a ser feito, inclusive em relação à produção que está sendo retirada do campo. Há ainda diversos riscos que podem acontecer no transporte e nas etapas seguintes. De acordo com pesquisas divulgadas pela Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsalqLog)., em um ano como 2020, só no Brasil, foram perdidas pelas estradas e esteiras mais de 1,5 milhão de toneladas de soja e 1,34 milhão de toneladas de milho. 

Há também medidas em relação à fertilização e nutrientes que devem ser adotados no campo, mesmo após o fim da colheita. Por exemplo, as próximas culturas que forem feitas no mesmo terreno dependem de algumas ações que já podem ser feitas no pós-colheita, ou na entressafra, como alguns citam.

Uma vez que a colheita interrompe o ciclo, no geral, antes da eliminação de frutos, alguns especialistas entendem esse período como uma relativa “quebra” de desenvolvimento radicular da planta. Com esse ciclo incompleto, uma ação importante envolve o uso de fertilizações que irão favorecer estes sistemas em culturas futuras.

Sobre soluções para beneficiar o sistema radicular, saiba mais sobre produtos da Fertybio como o Bio Energy e ainda o Inoculante Bioprotex AZP podem favorecer esta etapa.

Soja e milho
No caso de culturas como a soja, os grãos colhidos são usados em variados setores agroindustriais do Brasil e demandam armazenamento adequado para garantir a disponibilidade de matéria prima de qualidade durante períodos como a entressafra. Uma boa conservação dos grãos é essencial.

Em culturas como soja e milho, o pós-colheita pode demandar alguns cuidados essenciais para o sucesso da próxima cultura. Entre as diversas ações que o produtor deve ficar atento, a principal está relacionada à implantação das espécies de inverno e à dessecação da área, para evitar a presença de plantas daninhas. 

Plantas daninhas (matocompetição)
Para o efetivo controle das plantas daninhas no sistema inverno/verão é necessário lembrar alguns aspectos básicos, como a rotação de culturas; a correta utilização de práticas de manejo, a época de semeadura e o controle em áreas de pousio e bordaduras da lavoura, associado à precisão na utilização de agroquímicos, defensivos, etc.

Para um controle eficiente das plantas daninhas, algumas soluções indicadas envolvem produtos como o D-sec+ da Fertybio. Essa fórmula auxilia a produção no controle de plantas daninhas variadas O produto favorece o efeito de ações ainda como uma boa dessecação de pré-plantio, e diminuindo a incidência de perdas, especialmente em estágios iniciais de #emergência (VE), épocas nas quais culturas como a soja estão mais vulneráveis à questão da matocompetição com outras culturas.

Controle de banco de sementes
Muitas vezes, mesmo com um controle assertivo de plantas daninhas feito previamente, algumas sementes destas podem ter sido liberadas na terra, ainda em vida. Esse banco de sementes pode originar centenas de plantas invasoras que vão competir com a próxima cultura por luz, água e nutrientes. Este é outro fator prejudicial à produtividade e que pode ser revisto durante o pós-colheita. Atuar na eliminação de plantas daninhas, significa ainda, indiretamente, retirar a chamada “ponte verde”, plantas daninhas que atraem pragas para a lavoura, e ainda, por meio de onde, doenças e outros problemas podem passar de uma safra para a outra.

E mais!
Para garantir plantas mais fortes, mesmo com a presença de plantas daninhas e outros agentes que afetam o desenvolvimento, invista em soluções como o fertilizante foliar, Bio Potency, que, aplicados em estágios já seguintes do desenvolvimento da cultura, permitem um maior e melhor crescimento da raiz e da parte aérea da planta, o que resulta em plantas mais resistentes.

Gostou das dicas? Esperamos que essas sugestões de manejo sejam eficientes no seu pós-colheita, especialmente nesta temporada de plantio de culturas como o milho e, altas temporadas de chuvas que, eventualmente, exigem outros ações de planejamento. Boa semana e até a próxima.

(Com informações de Agrolink e Embrapa)