IDIOMAS

BLOG

Problemas de aplicação? Confira dicas importantes que interferem nos resultados na lavoura

8 de julho de 2022

Imagine a situação: você planejou o cronograma de manejo e aplicações da sua lavoura de forma detalhada, pesquisou ferramentas e produtos mais indicados e, mesmo após um extenso preparo, notou um resultado abaixo do esperado. Qual será o problema?

Muitas vezes, o próprio processo de aplicação de fertilizantes (foliares, biológicos ou aplicados no sulco de semente) pode gerar perdas que impactam nos resultados. Neste post vamos falar sobre os principais problemas relacionados ao processo e, como é possível evitá-los.

Questões técnicas da aplicação
Para aplicação de fertilizantes e/ou inoculantes, é necessário que pulverizadores e maquinários estejam com a manutenção em dia. Condições climáticas e de umidade, especialmente durante o inverno, devem ser consideradas de modo que as misturas de calda e dosagens sejam pensadas. Inclusive, considerando questões como a evaporação e o risco de deriva, que pode causar até mais de 40% de perda nas aplicações, ou reduções decorrentes de chuvas.

O cuidado com as estruturas de aplicação deve ser constante também. A Embrapa Uva e Vinho recomenda examinar os bicos individualmente, verificar o volume de calda a ser aplicado, o número e tamanho das gotas, a diluição, a agitação e a necessidade de adição de adjuvantes. A Fertybio conta com soluções especiais para favorecer a qualidade de aplicações, como o Org. Tec que atua diminuindo a tensão superficial das gotas, e otimiza a absorção das composições presentes na calda.

Fique atento!
A Fertybio pode orientar você produtor sobre os tipos de produtos mais indicados para cada perfil de aplicação em campo. Temos soluções mais recomendadas para processos variados como semeadura e irrigação. Entre em contato para entender melhor sobre os produtos recomendados para outras formas de uso em campo.

Dosagem ou estádio incorretos
Cada estádio da cultura, vegetativo ou reprodutivo, ou mesmo o seu uso em sementes deve sempre ser feito com o foco na prescrição e recomendação do fabricante.

Por exemplo, a fertilização ou adubação a lanço é uma técnica que possibilita fazer a adubação antecipada total ou parcial do volume de fertilizante que uma cultura precisa. Nela, é possível até parcelar as doses de fertilizantes que são aplicadas na cultura ao longo do seu ciclo de vida, o que pode ser feito antes da germinação das sementes ou em cobertura, que é quando a planta já está em estágios mais avançados de desenvolvimento. 

Nesta técnica, o fertilizante é depositado em discos giratórios com pás, que espalham o produto na lavoura em uma faixa predeterminada. Em geral é muito usada por produtores de regiões como Goiás e Mato Grosso, onde o solo tem relativamente baixa quantidade de nutrientes. Saiba mais sobre este tipo de fertilização em um artigo no nosso blog sobre o tema. Apesar das vantagens, a técnica “a lanço”  não é a mais indicada em se tratando do uso de produtos com fósforo – casos do Como P9, Ferty Nitrus, Max Full e Fulcrum, por exemplo.

já que esse nutriente precisa ser depositado perto das raízes, o que não funciona tão bem em uma aplicação superficial como essa. Confira um artigo sobre o tema específico. 

Questões específicas
Fique atento ainda a processos como a ocorrência de deriva, uso de água de má qualidade, para mistura no tanque e paradas específicas durante as etapas de aplicação. Todos estes são fatores que podem interferir muito nos resultados finais.

Clima
Sempre realize aplicações de modo a favorecer a absorção e translocação dos produtos em campo. De acordo com informações da Embrapa, as  condições de clima no momento da aplicação devem ser as seguintes: a temperatura mínima de 10°C; a ideal de 20 – 30 oC; e a máxima, de 35°C.

E mais!
Avalie periodicamente a regulagem de itens como aplicadores, pulverizadores e até plantadeiras sem manutenção podem gerar problemas. Segundo a Cotrisoja, uma regulagem ineficaz pode gerar até 35% de perdas em aplicações em campo. É fundamental realizar manutenções periódicas de acessórios como: filtros, bomba, manômetro e sistema completo dos bicos.

Esperamos que o artigo tenha sido útil. Entre em contato para mais dúvidas e questões relacionadas ao tema. Boa semana!

(Com Informações de Embrapa, Aegro, Agrolink e Belagro)