IDIOMAS

BLOG

Soluções para cada estação: saiba mais sobre o tipo de fertilização indicada em cada temporada do ano

10 de janeiro de 2022

Iniciando os trabalhos de 2022, após um 2021 um ano marcado por grandes desafios, crescimento em vários setores, novas perspectivas para exportação e venda de comodities e até uma atual previsão de meta história para a safra da soja em 2021/22, aproveitamos essa temporada final do ano para pensar em algumas ideias que aprimorem a produtividade em 2022, pensando especificamente em tratamentos recomendados e algumas técnicas de manejo que são recomendadas para culturas variadas ao longo das quatro estações. Será que você está por dentro deste padrão? Confira!

Primavera
A estação das flores se caracteriza por condições variadas de luz e umidade, sobretudo em relação a uma crescente nos períodos de luminosidade gerados pelos dias progressivamente mais longos. Além da incidência de sol, progressivamente o calor retorna, embora ainda não seja tão intenso, permitindo que os brotos resistam à incidência solar.

Nesta estação, ocorre ainda uma mudança nos padrões de cores irradiadas pelo sol, e a maneira como as plantas percebem isso faz que muitas iniciem o processo de floração. O começo gradativo da temporada de chuvas é uma boa oportunidade para iniciar novas plantações. Esse período úmido, na maioria das vezes, se prolonga por todo o verão, marcando a época mais chuvosa em quase todo o Brasil — esta é fundamental para o plantio da safra principal no caso dos grãos.

* Soluções recomendadas
Para esta temporada, alguns produtos recomendados da Fertybio envolvem o uso de soluções como o BioEnergy. O produto é um fertilizante foliar que aumenta a taxa fotossintética líquida, por meio do aumento de clorofila e redução de gastos com ATP, proporcionando, assim, plantas/plântulas mais vigorosas, uma melhoria importante nestas etapas do desenvolvimento, especialmente em culturas como algodão, batata, feijão, milho, soja, trigo e mais. Estes ganhos resultam ainda em uma maior quantidade de caules ou perfilhos, de flores e vagens, tornando as plantas mais saudáveis. 

Outono e inverno
Já o ciclo entre outono e inverno é uma temporada importante também em relação ao manejo de fertilização. É interessante notar como algumas culturas.de inverno promovem melhorias significativas no sistema produtivo de forma integral. Segundo alguns estudos da área, manter o solo coberto como forma de proteção e fertilização  quase sempre favorece o desenvolvimento de safras mais rentáveis no verão.

* Culturas da temporada
A explicação, de acordo com alguns agrônomos, é que as culturas dessa estação, quando bem preparadas, desempenham um papel importante na produção de palhada, formando uma camada importante de biomassa sobre a parte superior, além de atuar em eventuais correções e composição química do solo. Em sequência, isso ocasiona uma melhora do potencial produtivo para as próximas culturas de verão.

Por isso, plantas como trigo, aveia ou centeio são indicadas para serem cultivadas em sucessão a outras culturas como a soja no verão. Já em terrenos e regiões com problemas de déficit hídrico, uma opção é a aveia, que apresenta maior tolerância à seca. Uma outra situação, no caso de lavouras localizadas em regiões como centro-oeste, são indicadas produções como sorgo,e até, variedades de trigo adaptadas a temperaturas mais altas. Nestes casos, contar com duas ou mais opções de culturas diferentes, para uma variedade maior, se necessário, pode ser uma escolha prática importante.

  • Soluções indicadas 

No caso do trigo e da aveia, algumas combinações de fertilizações indicadas envolvem produtos como Murus, Max Full Bv e Agil. Max Full Bv possui ação que melhora o desempenho das aplicações, com uma composição que inclui nitrogênio, fósforo e aditivos especiais, os quais proporcionam melhor rendimento na absorção de nutrientes fundamentais.

Diferentes culturas têm necessidades de umidade, luz e temperatura distintas em diferentes estações, logo, é importante sempre considerar as especificidades de cada uma, antes de avaliar como uma aplicação de fertilização ou de adjuvantes podem ser usadas. O foco deve sempre ser a melhor produtividade em campo, focando especialmente em demandas nutricionais típicas daquele caso/cultura.

Gostou das dicas? Esperamos que o texto tenha sido útil. Entre em contato com a Fertybio para saber mais sobre quais os tipos de produtos podem ser úteis para a sua produção. Até mais.

(Com informações de Agrolink e Lavoura 10)