IDIOMAS

BLOG

TECNOLOGIA NO CAMPO E NOS NEGÓCIOS: CONFIRA ALGUMAS NOVIDADES QUE JÁ FAVORECEM O TRABALHO DO PRODUTOR RURAL

31 de julho de 2020

Quem está mais antenado nas novas tecnologias já sabe: cada vez mais a produção agrícola, dentro e fora do campo, irá contar com tecnologias e inovações que irão favorecer resultados, ampliar números e fazer com que a produção chegue a novos patamares. 

Além da agricultura de precisão e da biotecnologia (genética), novas técnicas e ferramentas irão ampliar ainda mais a produção no campo e, será preciso se atualizar para ficar por dentro e acompanhar todo esse avanço, segundo algumas pesquisas “Os próximos dez anos serão marcados por mudanças dramáticas no sistema agroalimentar”. Pensando nisso, fizemos um texto especial selecionando algumas das principais novidades que o mercado da agricultura já usa em 2020, e também. Confira 

Big Data com ênfase ao agronegócio: Big Data é o nome dado a um conjunto de servidores, ou arquivos digitais, que conseguem armazenar um grande volume de informações, ordens e cadastros em um único espaço. Apesar de parecer algo muito futurístico, ferramentas que usamos todos os dias como o Facebook e até a Netflix contam já com um robusto sistema que armazena dados e informações de milhares de arquivos e usuários que usam esses serviços todos os dias. Com o agro, não é diferente. 

A aplicação de Big Data (BD) na agricultura promete revolucionar o setor, podendo ser aplicado em propriedades de pequeno, médio e grande porte. O armazenamento de dados pode ser realizado em vários aplicativos e programas com custos variados. 

Assim, o uso de BD tende a facilitar o processo no campo, dar mais segurança ao produtor na tomada de decisão, sempre com dados e coordenadas precisas, além de diversos outros pontos positivos como otimizar a gestão da fazenda, diminuir desperdícios, garantir menor custo da produção, controlar operações a distância e tornar o negócio mais sustentável. Os novos sistemas, vêm para facilitar o trabalho do produtor que pode se concentrar mais em outras funções administrativas e técnicas.

Softwares para gerenciamento no campo: tendo dificuldades para programar a melhor época de plantio? Ou então, sua fazenda ainda precisa ordenar melhor períodos de alternância de culturas, ações de fertilização e tratamento de sementes? Com o passar do tempo, esta dificuldade deve se resolver, e ainda, contar com formas cada vez mais acessíveis de gerenciamento! 

Aplicativos variados como AccuWeather, FieldNET e até o Jetbov (para gestão pecuária) já oferecem ótimas facilidades para o agricultor e o produtor rural, em atividades como programar atividades da sua produção, algumas vezes, com meses ou até com um ano de antecipação. Facilidades como gestão de máquinas, gestão financeira e comercialização, monitoramento de pragas e até seguros agrícolas, cada vez mais, poderão ser administrados pelo próprio celular ou computador. 

Maquinário e equipamentos com autonomia:  Tempo sempre é sinônimo de dinheiro! E, para o trabalho no campo, essa frase ganha ainda mais peso. Já imaginou poder contar com operações autônomas na sua produção, e assim, reservar muito mais tempo para se focar em outras atividades?

Automatizar processos no campo pode ser a grande solução para você! Em 2020, já existem inúmeras empresas do setor agro que buscam a implementação de sistemas e equipamentos autônomos, como colheitadeiras, plantadeiras e mais. 

Um exemplo são os tratores autônomos que vêm chamando a atenção de produtores e gerentes de fazendas nas últimas feiras que aconteciam em todo o país (até o  começo de 2020). Facilidades como plantadeiras e outras máquinas guiadas por GPS agora permitem controlar a operação à distância, seja por  por smartphones, computadores ou tablets, reduzindo os custos com operadores e aumentando a produtividade – sem a necessidade de tanta mão de obra. 

Internet das Coisas na Agricultura: um tema que tem ganhado força, especialmente entre profissionais de marketing digital, e que agora é ampliado para outras áreas, é a temática da Internet das Coisas (IoT) aplicada à agricultura. Ela é definida pela integração de aparelhos, promovendo uma rede de informações úteis ao usuário, e também à produção rural.

Cada vez mais considerada um dos pilares para a agricultura de precisão, a Internet das coisas consegue integrar diversas informações do campo, como: previsões do tempo, dados do solo, dados das máquinas em atividade e mais. A partir destes dados, o produtor pode avaliar a necessidade de novas operações, dependendo da necessidade do solo, da safra, ou da máquina, ou mesmo da previsão meteorológica, o agricultor consegue tomar decisões mais rápidas que impactam diretamente nos resultados. Empresas como a Agrotools já são especializadas neste tipo de rede, e vem ganhando espaço por promoverem os resultados em fazendas de todo o mundo. 
Drones e ferramentas para amplo controle do campo: Sensores digitais (em terra) ou drones aéreos na agricultura se tornam torna cada vez mais comuns no trabalho rural, maximizando resultados e a administração do campo. Com drones sobrevoando a lavoura, é possível identificar pragas e doenças – inclusive em relação à extensão de área – além de detectar a localização de focos de baixa produtividade em pontos distintos da lavoura. Com essas informações, o agricultor pode controlar precisamente a distribuição dos insumos. Precisão e controle inclusive para resolver problemas!