IDIOMAS

BLOG

Cuidados antecipados do solo: ações e tratamentos que podem favorecer sua lavoura

16 de novembro de 2021

Mais do que agir de forma direta para para otimizar resultados, realizar ações de manejo e fertilização das culturas, tanto na hora do plantio, como ainda de forma antecipada, precisamos também estar por dentro das principais ações que podem ser feitas em campo para garantir bons resultados.

Além de investir em análises de solo e eventuais correções (nutricionais e químicas) do campo, investir no uso de fertilizantes biológicos (veja a seguir) são uma forma de preparar a terra para fazer com que a mesma esteja sempre adequada para as temporadas de plantio e pré-plantio, especialmente quando as mesmas não estiverem em uso.

Aproveitando o aumento das temperaturas agora em novembro – quando comummente há colheita de algumas culturas plantadas anteriormente, como arroz, feijão e milho – e ainda, aproveitando boas sinalizações do mercado quanto ao preço de alguns produtos, confira algumas dicas e garanta os seus terrenos produtivos ainda que você esteja fora da temporada de plantação.

Manejo do solo e adubação
O uso de fertilizantes, tanto foliares como de sulco (especialmente com princípios biológicos de uso), reforça a flora e o equilíbrio nutricional do solo na maioria das vezes, no entanto, este tipo de ação deve sempre ser feito com cuidado, e sempre em períodos específicos, visto que, um manejo inadequado pode levar à degradação de nutrientes da terra.

Pensando no portfólio da Fertybio, para culturas como a soja, durante o período de pré-plantio, soluções como o Org. Tec, o Super Boro 10 e o Max Full Bv são indicados para este primeiro momento anterior ao plantio. 

Combinações que favorecem a terra
Esta combinação é estratégica para eventuais adequações de falhas nutricionais na terra, que podem acontecer após processos como a calagem ou a dessecação pré-plantio feita no solo. O Super Boro 10, por exemplo, feito na base de octaborato, apresenta boa absorção foliar, além de menor lixiviação no solo, ao mesmo tempo em que oferece boro e nitrogênio de forma equilibrada, atendendo às principais demandas de crescimento da planta.

Já o Org. Tec, é uma boa opção para ser aplicado de forma prévia, inclusive em conjunto com fungicidas, herbicidas e inseticidas, pois, dessa forma, promove uma maior cobertura e espalhamento do produto sobre as plantas. Além disso, o produto diminui os efeitos negativos causados por fatores como a lavagem pela chuva, decomposição pelos raios UV, evaporação, má emulsão, heterogeneidade de calda, escorrimento e deriva.

Para saber mais sobre soluções da Fertybio indicadas para outras etapas do ciclo fenológico da soja, confira um artigo aqui no nosso blog sobre o tema. 

Relação com outras substância
Fique atento! O uso prolongado de substâncias como inseticidas, fungicidas e defensivos pode ainda desequilibrar a terra e prejudicar sua fertilidade. Nesses casos, é sempre importante realizar análises na terra e monitorar, ao longo do tempo, como diferentes princípios ativos e agroquímicos podem se comportar na terra, uma vez que houver ação de mais de um tratamento simultâneo no mesmo espaço de terra.

Invista em processos de controle
Quando realizada no momento certo, além de controlar as plantas daninhas, a dessecação propicia maior eficiência e redução no uso de inseticidas. Sem esse controle, essas plantas podem se tornar hospedeiras de agentes que prejudicam as culturas logo na primeira fase, além de gerar problemas como matocompetição. Saiba mais no nosso artigo aqui no blog sobre otimizar resultados com fertilização do solo.

Fique atento! Para avaliar demandas nutricionais do solo e a necessidade de correção específica de alguns nutrientes no campo, uma possibilidade é realizar análise foliar da lavoura, o que permitirá avaliar pontos mais críticos em relação aos manejos realizados, e ainda, permitirá avaliar o quanto tais ações têm afetado áreas específicas da sua produção.

Este processo irá permitir determinar com precisão níveis dos principais micronutrientes, ajudando a favorecer a tomada de decisão e aumentar a relação custo-benefício dos investimentos. Mais resultados com menos gasto de energia! Saiba mais sobre o assunto no nosso artigo sobre fertilização na lavoura. 

Soluções extras!
Para favorecimento biológico da lavoura, outras soluções indicadas ainda incluem o Bio Energy e o fertilizante foliar BioPotency, produto de alta performance, que possui concentrações balanceadas de  macro e micronutrientes. Sua fórmula contém N, P, K, S, B, Zn, Mo, Co e aminoácidos quelados (que se ligam a agentes quelantes) que favorecem a terra e culturas variadas (como trigo, soja, milho, citros, café e outros) agindo em questões como um melhor crescimento da raiz e da parte aérea da planta. 

Por fim, é importante considerar que as situações podem variar no campo, logo, é importante sempre avaliar junto a um técnico ou um agrônomo especializado outras formas de ações antecipadas que podem favorecer a produção na sua região! Conte sempre com soluções da Fertybio para otimizar os seus resultados.