IDIOMAS

BLOG

PRAGAS DO INVERNO: SAIBA COMO PROTEGER A COLHEITA DE AMEAÇAS

14 de junho de 2021

Saiba como manter a sua lavoura segura das principais pragas da estação! Segundo previsões, pelo menos até o dia 22 de setembro de 2021, as baixas temperaturas e variações bruscas de chuvas típicas do inverno devem preocupar produtores rurais em todo o país. 

Embora o inverno ocorra todos os anos, nunca é demais estar prevenido em relação aos problemas que podem surgir na lavoura nestes meses, assim como algumas surpresas que possam ocorrer, sobretudo, em relação a pragas na lavoura. Com dicas básicas, é possível tornar a cultura mais segura contra pragas e insetos típicos desta época. 

Como é possível agir de forma eficiente?
Há alguns dados curiosos sobre a ocorrência de pragas durante a estação, por exemplo, em algumas regiões do Mato Grosso do Sul, a baixa ocorrência de algumas pragas tradicionais – devido a pouca oferta de alimento – pode até influenciar positivamente  culturas como as hortaliças, fazendo com que o rendimento chegue mais próximo de 100% durante os meses de inverno.

No entanto, outras regiões podem sofrer com efeitos do frio rigoroso. No Brasil, os períodos de frio coincidem com a época de ciclo reprodutivo de várias pragas estratégicas da agricultura, como é o caso das lagartas desfolhadoras (Pseudaletia adultera e Spodoptera frugiperda), dos percevejos (Dichelops furcatus) dos pulgões e também da cigarrinha-do-milho, mais comum em lavouras na região sul do país. 

Para uma ação eficaz contra pragas da temporada, o mais indicado é realizar simultaneamente medidas diferentes de manejo, tanto químico, como nutricional e, ainda, o manejo da própria terra. Por exemplo, uma ação muito usada na temporada é o tratamento prévio de sementes antes mesmo de iniciado o plantio. Em culturas de inverno, onde o espaçamento entre linhas é reduzido, essa medida é ainda mais eficiente, uma vez que o percentual de controle aumenta devido a maior concentração de químicos/inoculantes por m². A Fertybio conta, hoje, com um portifólio bastante abrangente de fertilizantes foliares que são indicados nestes casos.

Integrar diferentes manejos é eficiente na maioria dos casos, por ser uma tática que se baseia nas próprias características biológicas das pragas, o que pode “quebrar” o ciclo reprodutivo das mesmas, reduzindo sua proliferação. Isso mantém o nível populacional da praga abaixo do nível de dano, sempre se pautando em uma medida com menos prejuízos para a lavoura e, ainda, conservando o equilíbrio no ambiente.

Fique atento!
Além do manejo químico, medidas inteligentes e que otimizem a produção do campo nesta época são uma ação estratégica muito importante para reforçar a renda do produtor rural, além de promover melhorias importantes a longo prazo para as próximas estações.

Por exemplo, manter parte do solo com uma cobertura robusta de proteção e fertilização vai possibilitar uma safra mais produtiva no verão. De acordo com alguns estudos, muitas culturas do outono e inverno, quando bem manejadas, acabam por gerar um papel importante na produção de palhada, gerando acúmulo de biomassa, além de atuar na correção e fertilidade da terra. A médio e longo prazo, isso ocasiona um aumento do potencial produtivo para as culturas que serão feitas nas estações seguintes. Lembre-se disso.

Esperamos que você tenha gostado das informações!
Siga nossos diferentes canais para mais dicas e informações.