IDIOMAS

BLOG

VALORES, SAFRAS E MERCADO AGRÍCOLA: NOTÍCIAS IMPORTANTES PARA MARÇO/ABRIL

24 de março de 2021

Embora a agricultura seja uma área técnica, e que deve ser trabalhada por meio de análises e planejamentos, nem sempre os profissionais do campo vão estar prontos para tudo o que irá ocorrer no dia a dia. Imprevistos sobre demandas e consumo, e também, variações no mercado e da previsão do tempo, eventualmente, podem gerar surpresas nos negócios e no campo em geral. Uma forma de tentar “antecipar” tais desafios é acompanhar o mercado (externo e interno) e avaliar possibilidades de mudanças que podem ser necessárias na produção ao longo das próximas semanas.

Pensando nisso, aproveitando um período movimentado nos negócios do agro, em que culturas como milho e mandioca seguem em plantio – e tendem a pautar novos fluxos comerciais – nesta semana, fizemos uma compilação dos principais assuntos da atualidade do campo, no Brasil e no mundo, que devem movimentar o mercado nas próximas semanas. Vamos a eles:

Colheita de soja e plantio do milho sofrem com abundância de chuvas 
Produtores de soja e milho têm sentido os efeitos de chuvas em excesso, ocorridas no último mês, especialmente em regiões como Mato Grosso do Sul e Goiás. Por causa do excesso de pluviosidade, o solo tem retido umidade em excesso e impedido a entrada de maquinário nas lavouras.

Uma vez que os dois produtos, em geral, ocupam as mesmas terras de cultivo, o atraso da colheita de soja impede a semeadura do milho. Até o começo desta semana (15), apenas cerca de 10% das áreas destinadas para milharais foram plantadas.

Para produções da região Centro-Oeste, a previsão é de colheita de mais de 58 milhões de toneladas de milho. O valor corresponde a mais de 8% do que na safra passada, quando foram apenas 53,9 milhões de toneladas.

Este atraso pode elevar o preço de outros produtos no mercado, já que o cereal é um dos principais componentes da ração animal e de alimentos como a farinha.

Lembre-se! Para produtores que enfrentam temporadas de falta de chuvas e estresse hídrico, tais danos podem ser minimizados por meio de tratamentos e fertilização adequada. Soluções da Fertybio como o BioEnergy ajudam a estabelecer a sanidade da lavoura, mesmo com dificuldades ligadas ao tempo e umidade. BioEnergy possui uma base mineral especial que beneficia a adaptação e simbiose da planta em meios variados.

Mesmo com desafios, a soja segue em março com boas projeções para o mercado externo. PR se destaca como produtor
Apesar de dificuldades, a soja segue com boa estimativa para fechamento da safra em 2021. De acordo com informações do portal Mais Soja, a cultivar hoje, que já ocupa cerca de 25% de todo o território nacional, segue sendo exportada para mais de 20 países de todo o globo. O número positivo foi publicado na mesma semana em que o IBGE confirmou a produção de 32 milhões de toneladas de grãos em um ano, no Paraná.

De acordo com dados do IBGE , o Paraná está entre os estados que mais se destacam na produção agropecuária do País, e ainda, um dos que mais contribui significativamente com índices como o Valor Bruto da Produção (VBP) do agronegócio brasileiro. A produção da soja e do milho são as principais culturas no estado. De acordo com os mesmos dados, a oleaginosa é plantada em pelo menos 85 mil estabelecimentos agrícolas do Paraná, enquanto o milho está presente em pelo menos 127 mil propriedades agrícolas.

Quer saber sobre dicas para produtividade de milho e soja? Acesse nosso catálogo de produtos, e veja alguns dos tratamentos mais indicados para essas duas culturas, que podem favorecer a produção durante todo o seu período de crescimento e cultura. Para mais informações sobre a soja, veja um texto especial aqui no blog focado totalmente na produção da cultivar.

Preço do milho gera ganhos na bolsa de valores (B3)
Nesta semana, as projeções de valores do milho seguiram em alta na Bolsa de Valores do Brasil (B3). As principais cotações registravam movimentações positivas entre 0,23% e 0,59%  logo pela manhã. Os preços continuaram em alta até esta quarta (17) na Bolsa Brasileira (B3). As principais cotações registraram movimentações positivas entre 0,64% e 1,43% até o fim da manhã da última quarta (17).

No mercado externo, as projeções também são positivas! A Bolsa de Chicago (CBOT) permanece operando em campo misto para os preços internacionais do milho, pelo menos até a última quarta-feira. As principais cotações registraram movimentações entre 4,25 pontos negativos e 0,50 pontos positivos por volta das 11h53 (horário de Brasília). O momento é favorável para fechar novos negócios, e até, sondar novos parceiros comerciais, uma vez que os preços se mantiverem positivos para produtores rurais do Brasil. Acompanhamos.

Esperamos que estes balanços de dados e notícias ajudem você produtor a planejar com mais detalhes os próximos passos da sua produção. Na dúvida, já sabe! Acompanhe a Fertybio para informações confiáveis sobre o campo e o mercado.